5 DICAS PARA ESCOLHER A DATA DO CASAMENTO

Escrito por Aline Tezolin

5 dicas para escolher a data do casamento


– Amiga!! Estou noiva!

-Amigaaa, parabéns!! Qual a data do casamento?

Noivinha querida, pode acreditar, se esse diálogo já não é muito presente eu seu dia a dia, em breve será. Tenho certeza que você está cheia de ideias para aplicar em seu grande dia, porém, eu faço um convite para você. Pare tudo neste momento e foque nestas 5 dicas para escolher a data do casamento que preparei com muito amor.

Assita ao post no formato de vídeo e aproveite para se inscrever em meu canal no Youtube!

Pode ter certeza que a leitura desse post com as 5 dicas para escolher a data do casamento até o final será de grande valor e poderá poupar alguns probleminhas durante a organização de seu evento. Isso porque suas escolhas específicas, o impacto financeiro e o sucesso do seu evento estão intimamente ligados à data que você escolherá para sua celebração. Então vamos às dicas.

5 dicas para escolher a data do casamento

 

1. Avalie a disponibilidade do local da festa e cerimônia

Muitas noivas já imaginam o estilo de cerimônia e festa que desejam e até mesmo já possuem um local ideal em mente. Se você é uma destas, um dos primeiros pontos a se considerar é a disponibilidade da igreja, registro civil ou salão de festas. Afinal, seria muito frustrante cravar uma data e depois descobrir que aquele espaço tão sonhado não está mais disponível.

 

2. Leve em conta os parentes e convidados especiais

Um ponto muito importante é conversar com seus convidados VIP, pois se você faz questão que alguém esteja presente é necessário verificar se não haverá nenhum tipo de confronto de datas. Mas cuidado, quando falo VIP deve ser muito VIP mesmo. Procure restringir ao máximo este tipo de contato, pois quanto maior o número de pessoas avaliando, maior será a complexidade da escolha de uma data que seja boa para todos.

 

3. Verifique os feriados e planeje suas férias

É muito importante conciliar sua escolha com o calendário de feriados. Ao optar por casar em um feriado, corre-se o risco da taxa de adesão ser menor, já que parte dos convidados podem ter uma viagem planejada. Outro ponto relevante é a data das férias dos noivos. Normalmente os noivos optam por casar e já emendar sua lua de mel, assim sendo, é necessário alinhar a data do casamento com a disponibilidade de férias do casal.

 

4. Considere possíveis datas significativas

O dia do nosso primeiro beijo ou a data do início do namoro. Estas são escolhas um tanto quanto poéticas, contudo, nem sempre é possível conciliar esta decisão com preços amigáveis e disponibilidade de fornecedores e locais. Assim, na quarta dica proponho que vocês tentem sim buscar datas simbólicas, porém, sempre lembrando que é necessário avaliar o todo e, caso não seja possível encaixar em uma data representativa, não se preocupe, não há dia único para se celebrar o AMOR.

 

5. Conheça as características de cada mês

E para finalizar com chave de ouro as 5 dicas para escolher a data do casamento trago uma dica vinculada aos meses do ano. Afinal, toda noiva quer saber qual o melhor mês do ano para se casar. Então vamos à avaliação de cada um deles.

Janeiro

Menos procurado, esse mês pode te ajudar a conseguir mais descontos, pouca batalha para marcar uma data, tanto em igrejas, locais para festa e serviços. Os dias são mais longos, ideal para quem quer casar no final de tarde. Por ser alta temporada e férias, os pacotes para lua de mel são mais caros e tudo estará mais cheio do que o normal.

Fevereiro

Continuam as vantagens econômicas, já que poucas pessoas escolhem esse mês. Confira a data do carnaval e dê duas semanas de distância. Para viajar, dá para inovar e fugir da multidão.

Março

A procura já aumenta, ainda é verão, atraente para casar na praia com mais tranquilidade. Famoso pelas águas de março, então previna-se. Achar um lugar tranquilo também é possível no final do verão. Vale ressalva para quem deseja casar em uma igreja católica, pois a religião estará vivendo o período da quaresma, no qual exageros nas festividades são evitados. Logo, existe grande chance de sua igreja não permitir decorações extravagantes e, possivelmente, as imagens de santos estarão cobertas.

Abril

As temperaturas baixam e o tempo fica mais seco, ideal para fazer a cerimônia ao ar livre, já que as chuvas dão uma trégua. Dependendo do ano e data no mês, a dica da quaresma também pode ser válida.

Maio

Era chamado de mês das noivas, agora é menos escolhido já que a espera às vezes pode ser de até um ano em algumas igrejas ou espaços. Nessa época as flores ficam mais caras.

Junho

Pouca concorrência, o que é bom para conseguir descontos.

Julho

Outro mês que é pouco procurado, tanto por ser período de férias, como pelo frio. Logo, continuam as vantagens. É mais plausível realizar a festa no lugar que sempre desejou, o que em meses mais disputados seria mais caro.

Agosto

O frio já não ajuda e ainda há a superstição de não ser um bom mês para casar, por isso é pouco concorrido. Os fornecedores baixam os preços. Opções e destinos de lua de mel mais viáveis pela baixa temporada.

Setembro

Muito requisitado, pois com a mudança da estação começa novamente a luta por dias e espaços. A decoração sai ganhando com a grande quantidade de flores e cores devido ao início da primavera, trazendo de volta a possibilidade de casar ao ar livre.

Outubro

Segundo pesquisas, um dos meses favoritos das noivas. Novamente deve-se levar em conta que dada a alta demanda a regrinha básica prevalece, preços mais altos. Contudo, pode valer a pena gastar um pouco mais para realizar um sonho, com a primavera em seu auge.

Novembro

Os dois feriados deste mês podem dificultar algumas entregas, fiquem atentas.

Dezembro

Muito concorrido principalmente na primeira quinzena, é bem difícil conseguir uma data. Final de ano, o clima de festas está no ar e iniciar o novo ano juntos será maravilhoso! Deve-se considerar as altas temperaturas do verão, caso o evento seja em um local aberto busque opções para refrescar vocês e os convidados.

E aí, gostou das 5  dicas para escolher a data do casamento? Tenho certeza que posso te ajudar a realizar o casamento tão sonhado!

Até a próxima!

Sua cerimonialista, Aline Tezolin.

Confira também

Casamento civil: guia completo

Guia completo do casamento civil. Onde casar, quais os documentos necessários, testemunhas e padrinhos, regime de bens, custos e um passo a passo completo.

Tudo sobre festa de noivado

Como organizar um noivado? Nesse post vou responder tudo sobre festa de noivado e compartilhar como foi a minha festa.

como jogar o buquê da noiva

Como jogar o buquê da noiva? Neste post eu trago a que para mim é a forma mais incrível de se jogar o buquê da noiva. Torne este momento único em seu casamento.

vale a pena contratar uma cerimonialista

Vale a pena contratar uma cerimonialista? Devo contratar uma cerimonialista? Este post irá te ajudar a refletir sobre o papel da cerimonialista.

© 2020, Aline Tezolin Organização de Eventos | Política de Privacidade

Hoje eu vim falar tudo sobre festa de noivado, assunto que eu adoro. 

Muitas pessoas têm dúvidas: fazer ou não fazer uma festa de noivado? Quem convidar? Quanto tempo antes do casamento devo fazer? Posso usar algum tema?

Vou dividir com vocês um pouco da minha história e trazer algumas opções para você fazer sua festa de noivado e inovar nesse momento tão gostoso.

Contei tudo sobre minha festa de noivado em meu canal no youtube. Assista ao vídeo e se inscreva em meu canal.